© 2018 por Nalini Ruguê. Orgulhosamente criado com Wix.com

RECEBA MEUS EMAILS

Sobre o blog 

Olá,

Meu nome é Ananda Ruguê, sou médica clinica formada pela

Universidade Federal de Uberlândia, mãe da Nila de 6 anos e

do Benjamin de 1 ano, casada com Marcus Vinicius que é chef

de cozinha e especializada em Saúde da Mulher e da Criança

pelo Ayurveda.

Eu nasci cercada pelos conhecimentos do Yoga, já que meu pai é estudante dessa filosofia desde que ele tinha 12 anos de idade. Isso me fez crescer em um ambiente diferente do costumas no meu país, fazendo com que eu vivesse bem mais sob influencia da cultura védica desde pequena do que propriamente da cultura religiosa católica brasileira. 

Como sempre tive paixão pelas artes de cura, sabendo desde pequena que meu Dharma (caminho) estava no campo da Medicina e sob a influência desse background familiar, iniciei meus estudos mais sistematizados em Ayurveda (Medicina Tradicional Indiana e Ciência da Vida) quando tinha cerca de 18 anos de idade, há 18 anos, enquanto ainda nem tinha ingressado no curso de Medicina ainda.

Logo após me formar no curso de Medicina e tendo trabalhado um período no sistema de Saúde Publica brasileiro, resolvi passar um tempo na Índia pra aprender mais e me especializar em um dos “angas” ou braços do Ayurveda chamado de KAUMARA BHRITYA TANTRA, ou (traduzindo pra termos mais ocidentais) o que seria aqui considerado como Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria Ayurvédica.

Esse tempo de estudos na Índia me fez aprender muito, entrar de cabeça nesse ramo tão lindo do Ayurveda, um ramo de abordagem tão preventiva dentro de uma ciência já tão preventiva. Ao voltar ao Brasil, iniciei meus trabalhos mais voltados a essa área, o que penso ter me dado experiência e me feito encontrar formas de unir um conhecimento tão ancestral e milenar à bases da medicina moderna. Esse tipo de abordagem me deu ferramentas para compreender da melhor forma possível as demandas e anseios das mulheres e seus filhos na procura de um bem estar diário e de uma vida mais em sintonia com a natureza interna e externa.

Mas certamente, o que mais me deu experiência na área de Saúde da Mulher e da Criança através do Ayurveda foi que, durante esse tempo de aprendizado, tive dois filhos lindos e saudáveis, que me fizeram colocar em pratica todo o aprendizado teórico adquirido durante esses anos. Não há escola melhor que esta e por poder aplicar esse conhecimento neles, sou eternamente grata.

Dessa forma, quero compartilhar com todos que tenham interesse, os conhecimentos sobre Ayurveda e mais em especifico sobre a saúde feminina e infantil que vim aprendendo nesse meu caminho durante meus anos de vida. 

Nesse blog, gostaria de compartilhar informações, curiosidades, opiniões pessoais, textos interessantes de outros autores, fragmentos de livros modernos e clássicos e experiências da minha vida pessoal que possam, de alguma forma, interessar e ajudar aos leitores.

Vamos iniciar esta jornada....

Namastê!

Ananda

Formada em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia. CRM-MG: 51331

Clínica Médica . Clínica Ayurveda
Especializada em Saúde da Mullher e da Criança. Pós graduada em Fitoterapia e Produtos Naturais. Professora da Escola Yoga Brahma Vidyalaya.  

  • Curso de Formação em Medicina Ayurvédica – Escola Yoga Brahma Vidyalaya – Brasil

  • Curso Avançado de Ayurveda – International Academy of Ayurveda, Pune, Índia

  • Curso de especialização em Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria Ayurvédica (Kaumara Britya Tantra) – International Academy of Ayurveda – Pune – Índia 

  • Curso de especialização em Panchakarma de Kerala – Kerala Ayurveda Academy – Alluva – Kerala –Índia

  • Médica responsável pelo programa Shamana – saúde e rejuvenescimento pelo Ayurveda no Ashram Suddha Sabha – MG

  • Pós graduação em Fitoterapia e Produtos Naturais - Anhembi Morumbi 

  • Professora do curso de Formação de Terapeuta Ayurveda da Escola Yoga Brahma Vidyalaya - Brasil

  • Professora idealizadora e responsável pelo curso Saúde da Mulher e da Criança pelo Ayurda da Escola Yoga Brahma Vidyalaya - Brasil